Idiomas:Inglês Português Espanhol
contato@cinesiologiasistemica.com.br - 31 3286-8236

Artigos

O artigo "On the reliability and validity of manual muscle testing: a literature review" é uma revisão de literatura sobre o teste muscular realizada por George Goodheart e Scott Cuthbert. Foi um dos últimos trabalhos de Goodheart, o criador da Cinesiologia Aplicada, concluído antes de seu falecimento em março de 2008:


"Expanding the neurological examination using functional neurologic assessment: Part I - methodological considerations" é um ensaio teórico que discute os problemas metodológicos dos estudos prévios sobre o teste muscular da Cinesiologia Aplicada (AK) como método de avaliação neurológica e propõe princípios para que as futuras pesquisas possam refletir de um modo mais acurado a prática clínica da AK:


"Expanding the neurological examination using functional neurologic assessment: Part II - neurologic basis of applied kinesiology" é uma densa discussão que apresenta um modelo neurocientífico para as principais técnicas de avaliação e tratamento utilizadas na Cinesiologia Aplicada.
 

"Electromyographic effects of fatigue and task repetition on the validity of estimates of strong and weak muscles in applied kinesiological muscle-testing procedures" apresenta uma pesquisa muito bem elaborada por Gerald Leisman e colaboradores, onde são comparados os resultados de testes musculares realizados por praticantes experientes de Cinesiologia Aplicada, a força muscular efetivamente exercida e achados eletromiográficos. É um dos primeiros artigos da literatura que propõe o conceito neurofisiológico de eficiência muscular.
 

Developmental kinesiology: Three levels of motor control in the assessment and treatment of the motor system 
Este artigo de 2012 explica a relevância do conhecimento e da avaliação dos padrões de desenvolvimento motor para o diagnóstico e tratamento de disfunções do sistema locomotor.

Importance of Developmental Kinesiology for Manual MedicineArtigo de 1996 por Pavel Kolar. A compreensão das funções sinérgicas geneticamente determinadas nos permite aplicar um novo diagnóstico e abordagem terapêutica que utiliza estruturas periféricas para atingir a resposta reflexa de ativação muscular e melhorar o controle postural.

DYNAMIC NEUROMUSCULAR STABILIZATION AND SPORTS REHABILITATIONDNS (Dynamic Neuromuscular stabilization) ou ativação do "core" é necessário para ótima performance atlética e NÃO pode ser alcançada somente por força adequada de abdominais, extensores da espinha, glúteos ou qualquer outra musculatura; na verdade, a estabilização do core é conquistada através da
coordenação precisa destes músculos E da regulação da pressão intra abdominal pelo SNC.

Se você deseja informações atualizadas sobre artigos e pesquisas científicas desenvolvidas no campo da Cinesiologia Aplicada acesse:

    Voltar